【Interview/Entrevista】Miku (An Cafe) × ClubZy ONLINE │Part #3 [Final]

 Em fevereiro desse ano, 2023, Miku foi entrevistado pela equipe da ClubZy Online.
ClubZy é uma revista japonesa especializada em artistas da cena visual-kei gerenciada pelo Visual-kei Oyaji/Seiichi Hoshiko. O editor chefe da revista é o Hakuei (Penicillin).


Para acessar a entrevista era necessário pagar uma taxa de contribuição/assinatura no canal da ClubZy no Nico (plataforma japonesa de transmissão ao vivo), a Cafekko Sara assinou e nos enviou a entrevista!

Parte 3 publicada em 22/02/2023

Tradução Português: Nyappy Forever BR
[English Version Here]

Depois de iniciar seu hiato em janeiro de 2019, o AN CAFE fez um 'retorno ao vivo' no [OSAKA MUSE 35th Anniversary Event “OUR CANVAS”] realizado em junho do ano passado/2022. Depois de tamanha surpresa, eles comemoraram seu 20º aniversário este ano se apresentando no Zepp Haneda nos dias 5 e 6 de janeiro/2023. Além disso, também foi anunciado que eles se apresentarão ao vivo em Tóquio e Osaka em agosto deste ano, com certeza muitos leitores estão criando expectativas para a retomada total das atividades. Conversamos com Miku (Vo.) para falar sobre o passado, presente e futuro do An Cafe!

Entrevista: Takayuki Murakami
Foto: Susumu Miyawaki

- Existe alguma coisa que você acha que mudou nos últimos 20 anos de suas atividades como AN CAFE?

Miku: A maior mudança foi quando me tornei grato. Além disso, ver alguém feliz me deixa mais confortável do que antes, e encontro alegria nesse tipo de coisa.

-Entendo. Quando comecei a banda, fiz isso por mim, mas por continuar por muito tempo, sinto gratidão. Mais uma coisa, Miku parece ter sido muito tímida para começar. Não era um fardo para alguém que era tímido ficar no centro do palco e cantar na frente das pessoas?

Miku: Houve muita pressão e houve muitos momentos em que eu queria fugir do palco. É o mesmo que ser tímido, mas não sou muito bom com multidões, e quando estou andando pelo cruzamento de Shibuya ou Shinjuku, sinto palpitações no coração. Então, eu tomava antidepressivos e remédios para transtorno do pânico desde os 21 anos e parei quando passei dos 30. O primeiro ano depois de parar foi muito difícil, mas depois que me acostumei, fiquei bem com multidões e coisas assim. Além disso, quando eu estava tomando remédios, tive estranhos altos e baixos emocionais. Mesmo quando era divertido, não achava muito divertido e, quando era difícil, era muito sensível. No entanto, a vida se tornou muito mais agradável desde que parei de usar drogas. Eu gostava de estar com as pessoas. Agora posso desfrutar ainda mais da minha música favorita.

-Eu acho que foi difícil estar em uma banda durante 20 anos, mas estou feliz que você tenha persistido e continuado a cantar.

Miku: Em relação a isso, tudo se resume a ter fãs e equipe. Se eu estivesse sozinho, acho que teria desistido completamente. É por isso que realmente salvei minha vida por causa do AN CAFE.

-Certamente. Então, por outro lado, o que você acha que não mudou consistentemente mesmo depois de 20 anos?

Miku: Não consigo crescer (risos). Não posso esquecer minha infância e não posso me tornar um adulto. Há mais partes que não amadureceram do que outras pessoas, e isso não mudou por muito tempo.

-Eu sinto que é bom não esquecer o coração infantil. Portanto, não acho que você deva se forçar a se tornar um adulto.

Miku: Eu me pergunto... Eu sinto que não é bom se eu for pego nisso. Afinal, sinto que tenho que me tornar um adulto. Quando digo "adulto", não acho que você é um adulto porque está calado, ou é um adulto porque está sempre livre. Como eu disse antes, ver alguém feliz o deixa feliz, e as pessoas que o apoiam também são adultos. Eu acho que seria bom se tornar um adulto nessa parte.

-O fato de você pensar assim me faz sentir como um adulto. Mesmo que os homens tenham um forte desejo de serem amados quando jovens, à medida que envelhecem querem dar amor incondicional a alguém... Em outras palavras, parece que muitos homens querem ser "tio de pernas longas".

Miku: Certamente, mudei muito nessa área. Eu realmente comecei a dar presentes. Dou presentes de aniversário para pessoas que estão em dívida comigo, mas há momentos em que as pessoas compram coisas caras que nunca comprariam para si mesmas. Era o aniversário da minha irmã em 10 de janeiro e eu uso uma panela de arroz muito barata. Caras abaixo de 10.000 ienes (risos). Mas dei 50.000 ienes (cerca de 1.700,00 reais) à minha irmã. Recentemente, tenho um forte desejo de fazer alguém feliz.

-Eu acho que Miku é um adulto depois de tudo. Em seguida, como esta é uma boa oportunidade, gostaria de perguntar a Miku-san sobre as personalidades de cada um dos membros do AN CAFE.

Miku: Em primeiro lugar, Yuuki (teclado/vocal) é lindo. Na verdade, ele é muito delicado e acho que ele é o mais próximo de mim. Então se encaixa na história. Mesmo sendo esse tipo de pessoa, Yuuki sai de sua concha e reúne coragem para oferecer entretenimento a todos. É por isso que me sinto como Anpanman (risos). Takuya (guitarra) é um jovem de bom coração. Ele não diz o que pensa em voz alta. Não é porque não confia em seus próprios pensamentos e opiniões, mas porque acredita que, se ficar quieto, as coisas ao seu redor correrão bem.

-Eu sinto que há muitos guitarristas que dizem, “eu sou, eu sou”, mas takuya-san é diferente.

Miku: Sim. Tenho a impressão de que ele é uma pessoa que consegue controlar seu ego, o que é raro entre os guitarristas, e que defende os outros. Durante a performance, há momentos em que o takuya vai ao centro do palco, não é takuya dizendo que quer ir ao centro, somos nós dizendo isso. Falamos “Não seria interessante se o takuya aparecesse mais aqui?” takuya é esse tipo de pessoa.

Kanon-san é a única pessoa que não entendo. Desde que escolheu o baixo, sempre pensei que não tinha vontade de seguir em frente. Mas quando ele parou de fazer AN CAFE, ele estava fazendo solo, cantando músicas e, surpreendentemente, ele é o tipo de pessoa que quer se expressar... ou algo assim. Não fala muito sobre suas opiniões na banda, realmente não sei onde estão seus verdadeiros sentimentos. Dessa forma, ainda não consigo entender a pessoa. Teruki é bondoso, sério no coração, trabalhador e um tipo diferente de todos os outros. Há alguns momentos em que penso que sou uma criança, mas também há momentos em que vejo um lado filosófico. É por isso que me considero um artista.

-Eu entendo. Olhando desta forma, um tecladista que aprecia coisas chamativas, um guitarrista que não é egoísta, mas age como um herói anônimo que respeita as pessoas ao seu redor, e um baixista que quer se destacar diante dos outros. Temos integrantes um pouco diferentes dos chamados músicos tradicionais, como um baixista agressivo e um baterista inteligente, está trabalhando em uma boa equipe.

Miku: Na verdade, pode ser assim. Acho que é um bom time.

-A maneira como os membros são um tanto irregulares dá origem a uma química única. Agora, vamos falar sobre o futuro do An Cafe. Em primeiro lugar, em agosto deste ano, serão realizados shows em Osaka e Tóquio, o título é [LIVE CAFE 20th Anniversary NYAPPY SUMMER NIGHT] “An Cafe, 20º Summer ~Lembre-se dos dias inocentes~''.

Miku: É um show de verão, como o próprio título diz, mas o An Cafe está comemorando seu 20º aniversário, então você tem apenas 20 anos. 20 anos já é um adulto, então acho que há momentos em que você pode suprimir sua infantilidade e fingir ser um adulto. O público cresceu conosco, e eu sinto que os freios foram colocados em seus corações e eles não podem mais se divertir puramente. Sob tais circunstâncias, este show será um show cheio de pensamentos, de relembrar os dias inocentes e se tornar uma criança e se divertir juntos. Acho que quanto mais você cresce, mais restrições você tem, então quero que você se livre delas e se divirta, e nós os escoltaremos.

-Estou ansioso para isso. Mais uma coisa, incluindo o show de verão, que tipo de ano você quer que 2023 seja?

Miku: Eu quero que seja um ano em que eu possa dar um salto à frente tanto na minha vida privada quanto como uma banda. É uma história chata, mas no ano passado, quando desenhei um omikuji, tive azar duas vezes. Então, toda vez que algo acontecia, eu passava meu tempo me preocupando que algo ruim pudesse acontecer no futuro. Até o dia 31 de dezembro de 2022, eu estava pensando: “Esse ano é só mais um pouquinho, mas até lá, não deixe nada de ruim acontecer, não aconteça.” Resolvi não desenhar um omikuji (risos). Não desenho omikuji e, como é o ano do coelho, espero que seja um ano em que possa dar um salto à frente com os Cafekkos.

Comentários

Postagens mais visitadas