【Interview/Entrevista】Miku (An Cafe) × ClubZy ONLINE │Part #1

Em fevereiro desse ano, 2023, Miku foi entrevistado pela equipe da ClubZy Online.
ClubZy é uma revista japonesa especializada em artistas da cena visual-kei gerenciada pelo Visual-kei Oyaji/Seiichi Hoshiko. O editor chefe da revista é o Hakuei (Penicillin).

Para acessar a entrevista era necessário pagar uma taxa de contribuição/assinatura no canal da ClubZy no Nico (plataforma japonesa de transmissão ao vivo), a Cafekko Sara assinou e nos enviou a entrevista!

Parte 1 publicada em 08/02/2023

Tradução Português: Nyappy Forever BR
[English Version Here]

Depois de iniciar seu hiato em janeiro de 2019, o AN CAFE fez um 'retorno ao vivo' no [OSAKA MUSE 35th Anniversary Event “OUR CANVAS”] realizado em junho do ano passado/2022. Depois de tamanha surpresa, eles comemoraram seu 20º aniversário este ano se apresentando no Zepp Haneda nos dias 5 e 6 de janeiro/2023. Além disso, também foi anunciado que eles se apresentarão ao vivo em Tóquio e Osaka em agosto deste ano, com certeza muitos leitores estão criando expectativas para a retomada total das atividades. Conversamos com Miku (Vo.) para falar sobre o passado, presente e futuro do An Cafe!

Entrevista: Takayuki Murakami
Foto: Susumu Miyawaki

- Nos dias 5 e 6 de janeiro vocês se reuniram para comemorar o 20º aniversário “Reiwa de First NYAPPY o(≧∀≦)o” no Zepp Haneda.

Miku: A razão pela qual decidimos fazer esse show foi porque os membros se reencontraram antes do 20º aniversário. Quando saíamos para comer, todos provavelmente tinham a palavra “20º aniversário” piscando em suas cabeças, mas não importa o que fizessem, eles não conseguiam dizer “Vamos fazer isso juntos” um para o outro. Nós conversávamos em particular, mas não falávamos sobre o An Cafe. Eu entendo totalmente esse sentimento. Eu não saí porque quis, então lembrar disso me deixa triste. Eu me pergunto se os outros se sentiam constrangidos. Então, embora nem todos tenham mencionado, em junho do ano passado houve um evento de aniversário para o Osaka MUSE, An Cafe foi convidado. Recebi uma mensagem da equipe sobre como seria e logo pensei: "Oh! Eu posso ver um pouco de luz". Depois de falar com Teruki, ele convocou os membros. Todos gentilmente concordaram em fazer uma live em junho. É isso. Começamos a falar sobre fazer um aniversário de 20 anos e fizemos acontecer em janeiro.

 

- O evento de aniversário do Osaka MUSE foi realizado no momento ideal. Desta vez o título foi "First NYAPPY o(≧∀≦)o in Reiwa". Qual foi conceito?

Miku: O conceito pode ter sido diferente para cada um... Não, é o mesmo. Eu me pergunto se foi. De qualquer forma, para satisfazer os fãs, eu dei o meu melhor entregando a melhor live com a sensação de pensar que é uma data importante. É por isso que nos divertimos, mais do que isso, eu tinha um forte desejo de fazer o público se divertir.

 

-O set list também foi decidido com isso em mente?

Miku: Para o set list, em primeiro lugar, temos cerca de 140 músicas se você as alinhar com o Excel. Então, eu mesmo me surpreendi, dizendo: “Nossa, são tantas músicas!” Tipo (risos). Todas as músicas são importantes para mim, mas a partir daí eu escolhi os mais importantes. Ainda havia cerca de 50 músicas, isso mesmo. Eu pensei que isso não era aplicável, mas desta vez foram 2 dias não foi? 2 dias de An Cafe. Geralmente, alteramos apenas algumas canções em lives de dias seguidos. Mas desta vez, pela primeira vez, mudei as músicas quase que completamente. Graças a isso, consegui incluir mais.

 

-Os fãs ficaram felizes em poder ouvir várias músicas. Em outras palavras, Miku pensou no set list sozinho, foi isso?

Miku: Sim. Se “decidi” e sugeri a todos; eles aceitaram minha proposta.

 

-Afinal, todos estavam olhando para o mesmo objetivo. Então, o que você sentiu quando se apresentou ao vivo?

Miku: Ainda é um sonho, e é realmente como se fosse um sonho. Eu não sei explicar. Foi muito divertido. Foi extraordinário, é como um sonho, ainda.

 

-Há muitas coisas que pensei depois de assistir ao show. Eu senti fortemente que a performance ao vivo do An Cafe foi extraordinária.

Miku: O espaço extraordinário é a sinergia entre a banda e o público. Os membros são o que torna o An Cafe maravilhoso. Sinceramente, não acho que sou bom, mas quando subo no palco eu posso brilhar. Os fãs também, quando todos se reúnem, todos podem brilhar. É criado um espaço especial. Portanto, nosso papel como artista é dar sonhos aos nossos fãs, mas eles também nos fazem sonhar. Eu sinto que estou sendo cuidado.


-Certamente, a reação do público foi linda, e a atmosfera ao vivo, a sensação foi excelente. E durante o show do An Cafe existem muitas partes atraentes, em primeiro lugar, a música é boa, a melodia tem um brilho. É impressionante como é emocionante.

Miku: Estou feliz que você perceba isso. Talvez seja porque eu sou uma sombra. Tenho uma personalidade muito sociável e gosto muito de canções folclóricas. Geralmente, os membros compõe as músicas, mas sou eu quem decide a linha melódica sozinho. É por isso que, embora seja brilhante e pop, também é cheio de melancolia. Eu sinto que conseguimos transmitir isso na música.

 

-Se a melodia for animada, brilhante ou pesada, eu sinto que é algo de bom gosto.

Miku: Eu acho que a razão pela qual gostamos de visual-kei é que ele tem algumas sombras e é escuro. Eu acho que os membros realmente preferem músicas sombrias. Mas o An Cafe tem a imagem de uma banda brilhante, não é? Trata-se de tentar conciliar a imagem da banda com os nossos gostos, e mesmo que queiramos fazer algo brilhante, haverá alguns gostos menores.

 

-É difícil misturar bem luz e escuridão, mas o An Cafe é bom nisso. Além de poder desfrutar de muitas músicas de alta qualidade, achei bom ter um lugar para mostrar a formação instrumental, que é típica da banda.

Miku: No An Cafe, há uma seção que se concentra no conjunto musical chamado "Etcetera", e acho que essa é uma cena muito importante na performance ao vivo. Então, eu definitivamente queria fazer isso desta vez, então inclui no set list.

 

-Isso é ótimo. Você deixa o conteúdo do etcetera para a equipe de instrumentos?

Miku: Sim. Eu acho que Teruki é o ator principal e líder. Eu geralmente não participo. Quando entrei no estúdio, eles disseram: "Miku-kun, não há problema se você atrasar".

 

-O padrão é entrar no estúdio mais tarde, ver o que você pensa e dar o OK.

Miku: Não, é como assistir pela primeira vez durante o show.

 

-Que? Você não confere no estúdio?

Miku: Eles não deixam (risos). Eu tento bisbilhotar durante o ensaio final que é realizado no palco, mas depois dos ensaios no estúdio, eles só fazem na performance real. Então eu não sei o que vão fazer até o dia do show (risos). Mas o conteúdo do etcetera é sempre bom, e eu confio em todos os membros.

 

-Também é legal ver Miku deixando o palco quando entra o Etcetera. Sem apelar para o público dizendo: "Eu vou ficar fora por um tempo", eu podia sentir a importância dos membros pelo fato de que eles se foram rapidamente.

Miku: Isso foi bom (risos). Eu não tenho nenhum problema em sair do palco. Eu tenho feito isso desde que começamos a fazer o etcetera.


C o n t i n u a . . .

Comentários

Postagens mais visitadas